A Terapêutica Júnior é a Empresa Júnior de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB).
Fundada em 2016, somos uma das primeiras empresas juniores da área de saúde da UnB, além de ser a primeira Empresa Júnior de Farmácia do Centro Oeste.
Em 2016, um grupo de alunos do curso de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB) se uniu por um objetivo comum: A vontade de ampliar suas experiências empreendedoras durante a graduação.
Percebendo que a grade curricular não oferecia a preparação adequada para o mercado de trabalho, esses estudantes decidiram criar um projeto de extensão que suprisse essa lacuna. Eles queriam um espaço onde pudessem aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na universidade e, mais do que isso, um espaço voltado para causar impacto real.
Foi assim que surgiu a Terapêutica Júnior, a primeira Empresa Júnior do Centro-Oeste e a pioneira na área da saúde dentro da UnB.
O nome Terapêutica Júnior foi escolhido para refletir a natureza da nossa empresa.
Terapêutica representa o foco em oferecer soluções e serviços relacionados à saúde.
O termo Júnior ou sua abreviação Jr denota que somos uma empresa júnior, criada e gerida por universitários em busca de experiência empreendedora na área da farmácia.
Assim, o nome encapsula nossa missão de fornecer serviços de qualidade enquanto oferecemos oportunidades de aprendizado prático para os estudantes.
Rafael Santos Santana
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFS e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (UnB). Cursou MBA em gestão hospitalar e aperfeiçoamento em Farmácia Clinica pela Universidad de Chile (UCl). Tem mais de 20 anos de experiência na área de farmácia (pública e privada). Tendo ingressado como auxiliar em farmácia comunitária, trabalhando como farmacêutico hospitalar e posteriormente gerente de assistência farmacêutica da rede hospitalar SUS-Sergipe. Trabalhou como consultor técnico junto ao Ministério da Saúde com ações de planejamento, implementação e qualificação das políticas nacionais de medicamentos e de assistência farmacêutica. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Farmácia da UnB e pós-doutorando do Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Hoje ministra as disciplinas de Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica e Estágio em Farmácia Comunitária. É orientador do Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, tem se dedicado a trabalhos relacionados a temas negligenciados ou escassos no campo cientifico farmacêutico como: (i) acesso a medicamentos para doenças da pobreza; (ii) Lacunas terapêuticas do SUS; (iii) cuidado e saúde baseada em evidências nas farmácias comunitárias; (iv) meditação e outras práticas integrativas como aliadas no uso racional de medicamentos.
A nossa logo é uma reescritura do tradicional símbolo da farmácia.
Porque escolhemos uma formiga?
“A formiga é pequena, mas elas são um exército quando juntas.”
Raul Seixas
As formigas são exemplos de trabalho em equipe, sendo capazes de levantar e transportar objetos mais pesados que elas próprias, contornar obstáculos em seu caminho e cooperar umas com as outras para alcançar objetivos comuns.
Porque o nome Teramiga?
Teramiga é a junção de “Terapêutica” com “Formiga”
Uma Empresa Júnior (EJ) é uma associação civil sem fins lucrativos, tendo como objetivo a experiência empresarial para alunos de ensino superior.
Em 1967 surgiu, na França, a primeira Empresa Júnior e, com ela, se originou o MEJ (Movimento Empresa Júnior). Alunos da L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales (A Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais, em tradução livre) sentiram a necessidade de aplicar os conceitos que aprendiam na prática, criando a Junior Enterprise.
O Movimento só chegou ao Brasil em 1987, com a criação da EJFGV, empresa júnior da Fundação Getúlio Vargas. Desde então, os universitários que participam de empresas juniores aprendem com a gestão, dia a dia da empresa, se especializam em sua área de atuação e têm contato direto com o mercado.
Segundo dados da plataforma Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) existem no Brasil, atualmente, mais de 1600 Empresas Juniores e mais de 32 mil empresários juniores.
Dentre os diversos atrativos proporcionados por uma EJ aos universitários encontram-se a formação empreendedora e a vivência empresarial. Do outro lado, para os clientes, são fornecidas experiências customizadas e preços menores em relação ao mercado.
A Terapêutica é a Empresa Júnior de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB). Fundada em 2016, é a primeira e maior Empresa Júnior de Farmácia do Centro Oeste.
Segunda à sexta de 08h00 as 18h00
2016-2024 Terapêutica Jr| Todos os direitos reservados