Primeira edição
Online
20 a 25/03/2023
30 horas
26 Diretrizes do Projeto Farmácia Baseada em Evidências
Ao longo do curso, foram abordados temas fundamentais para aprimorar as habilidades na área farmacêutica. Os tópicos incluam evidências do manejo de PSAL, febre e febrefobia, cefaleia tensional e migrânea, dor muscular, dismenorreia, contracepção de emergência, diarreia aguda, constipação intestinal, azia e dispepsia, náuseas e vômitos, estomatite aftosa, escabiose e pediculose, dermatomicoses, acne vulgar, queimaduras superficiais e insolação, dermatite de contato, resfriado e COVID-19, rinite alérgica, dor de garganta, tosse aguda, conjuntivite, culminando com simulações de cuidado em problemas respiratórios e infecciosos.
Ministrante: Rafael Santos Santana
Tema: Saúde Baseada em Evidências e Fluxo de Manejo em Problemas de Saúde Autolimitados
Ministrante: Juliana Maria de Albuquerque Vaz
Tema: Cuidado Farmacêutico na CEFALEIA Tensional e Migrânea (Enxaqueca)
Ministrante: Alice Paiva da Costa
Tema:Manejo da FEBRE e considerações sobre Febrefobia
Ministrante: Rosângela Gomes
Tema:Conjuntivites: como apoiar os pacientes na farmácia comunitária?
Ministrante: Rosângela Gomes
Tema: Evidências e suporte ao paciente com queixa de Otite e problemas no ouvido
Ministrante:Bárbara Manuella Cardoso Sodré
Tema: Evidências e diretriz de manejo farmacêutico na DISMENORREIA (Cólica Menstrual)
Ministrante:Bárbara Manuella Cardoso Sodré
Tema:Condutas clínicas no suporte farmacêutico para contracepção de emergência
Ministrante: Tiago Marques dos Reis
Tema:Diretrizes Clínicas para náuseas e vômitos
Ministrante: Tiago Marques dos Reis
Tema: Azia e Dispepsia: Evidências e intervenções
Ministrante:Lais Bié Pinto Bandeira
Tema: Cuidado Farmacêutico na constipação intestinal
Ministrante:Lais Bié Pinto Bandeira
Tema:Diretrizes Clínicas para diarréia aguda, náuseas e vômitos
Ministrante: Tiago Marques dos Reis
Tema:Diretriz Clínica para cuidado farmacêutico na cessação do tabagismo
Ministrante: Tiago Marques dos Reis
Tema: Azia e Dispepsia: Evidências e intervenções
Ministrante:Débora Santos Lulas Barros
Tema: Suporte e cuidado farmacêutico na insônia episódica
Ministrante:Lais Bié Pinto Bandeira
Tema:Cuidado ao Paciente com estomatite aftosa (Aftas)
Ministrante:Francisco Alisson Paula de Franca
Tema: Evidências para manejo da herpes labial
Ministrante: Ana Paula de Oliveira Barbosa
Tema:Tosse aguda: Há evidência para intervenção terapêutica?
Ministrante:Ana Paula de Oliveira Barbosa
Tema: Cuidado Farmacêutico do paciente com dor de garganta: laringite ou faringite
Ministrante:Audinei de Sousa Moura
Tema:O manejo farmacológico e não farmacológico da rinite alérgica
Ministrante:Audinei de Sousa Moura
Tema:Resfriado e Covid-19: ações de suporte e cuidado farmacêutico
Ministrante: Rodrigo Fonseca Lima e Alexandre Vaz Machado
Tema: Circuito de prática clínica: Aferição de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, Oximetria de Pulso, Temperatura e Frequência Cardíaca
Audinei de Sousa Moura
Doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília – UnB (2021-2023). Especialista em Atenção Farmacêutica pela Faculdade Unyleya (2019). Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Piauí (2017), com período sanduíche em St. John’s University – NY/Estados Unidos (2014-2015), pelo programa Ciências sem Fronteiras (CAPES). Farmacêutico Hospitalar na Secretaria de Estado de Saúde do DF e no Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias da Fundação Hemocentro de Brasília – DF, com experiência em Assistência e Cuidado Farmacêutico.
Alexandre Vaz Machado
Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (2018), Especialista em Farmacologia Clínica pelo Centro de Pós Graduação Oswaldo Cruz (2018), Farmacêutico Clínico e Industrial pela Universidade de Brasília (conclusão 2/2010). Atuou em projeto de pesquisa do Progarma PIC-UnB edital 2007-2008 e 2008-2009. Farmacêutico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) desde 2011 com atuação em Atenção Primária à Saúde. Preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).
Alice Paiva da Costa
Farmacêutica pela Universidade de Brasília. Durante a graduação, foi diretora da Liga Acadêmica de Farmácia e Semiologia Clínica (LAFaSeC) e segue integrante do Laboratório de Estudos Farmacêuticos (LEFAR-UnB), onde participa do projeto voltado para Farmácia Baseada em Evidências. Atualmente, exerce atividade como Profissional de Saúde Residente dentro do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).
Alice Paiva da Costa
Farmacêutica pela Universidade de Brasília. Durante a graduação, foi diretora da Liga Acadêmica de Farmácia e Semiologia Clínica (LAFaSeC) e segue integrante do Laboratório de Estudos Farmacêuticos (LEFAR-UnB), onde participa do projeto voltado para Farmácia Baseada em Evidências. Atualmente, exerce atividade como Profissional de Saúde Residente dentro do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).
Ana Paula de Oliveira Barbosa
Farmacêutica pela Universidade Federal de Sergipe (UFS – 2009), Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFS – 2011), Especialista em Farmacologia e Dispensação Farmacêutica pelo Instituto Brasil de Pós-Graduação (2011) e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 2015). Atualmente é Consultora Técnica do Ministério da Saúde, atuando junto ao Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Tem experiência docente em disciplinas do núcleo profissionalizante do curso de Farmácia. Desenvolve pesquisas nas áreas de assistência farmacêutica, cuidado farmacêutico e educação farmacêutica, sendo professora colaboradora do Laboratório de Estudos Farmacêuticos (UnB).
Bárbara Manuella Cardoso Sodré Alves
Farmacêutico. Professor. investigador Farmacêutico formado pela Faculdade Guanambi. Especialista em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo I-Bras. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Exerci atividades como Professor Voluntário de Farmácia Hospitalar no curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe. Foi moderadora e tutora de cursos do projeto Atenção Farmacêutica na Atenção Básica promovido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), e também atuou como tutora de outros cursos da área de Atenção Farmacêutica e Epidemiologia. Foi apoiadora regional do Projeto Assistência Farmacêutica promovido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS). Attuoso como Professor Substituto da Universidade de Brasília (UnB) na área de Assistência Farmacêutica. Fui consultor técnico (DAF/MS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Brasília. Integrante da Liga Acadêmica de Gerontologia e Geriatria da UnB (LAGGUnB). Pesquisadora do Laboratório de Estudos Farmacêuticos da UnB (LEFAR/UnB) onde desenvolve suas atividades nas áreas de Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica, Assistência Farmacêutica, Farmacoepidemiologia e Saúde Baseada em Evidências. Atualmente, ela trabalha como consultora farmacêutica na responsabilidade social do Hospital German de Oswaldo Cruz, no Projeto de Cuidados Básicos: Treinamento, Qualificação de Serviços de Assistência Farmacêutica e Integração de Práticas de Assistência na equipe de saúde.
Débora Santos Lula Barros
Possui graduação em farmácia (2010) pela Universidade de Brasília, mestrado (2014) e doutorado (2018) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília. Tem experiência como docente da graduação e pós-graduação nas áreas de farmácia e saúde coletiva, com ênfase nos seguintes campos do conhecimento: assistência farmacêutica, cuidado farmacêutico, farmácia comunitária e hospitalar, farmacologia, toxicologia e saúde coletiva. Atualmente é Professora do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília.
Francisco Alisson Paula de Franca
Graduado em farmácia pela Universidade de Fortaleza (Unifor; 2015) e doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (Área de Concentração: Desenvolvimento e Qualidade de Produtos e Serviços Farmacêuticos). Possui especialização em saúde pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece; 2017), em gestão em saúde pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab; 2021) e mestrado em ciências farmacêuticas (Área de Concentração: Farmácia Clínica e Vigilância Sanitária) pela Universidade Federal do Ceará (UFC; 2021). Atuou como farmacêutico (assessor técnico) na assistência farmacêutica do estado do Ceará (CELOG/COASF/SESA-CE); no período de novembro/2015 a setembro/2020, na Secretaria Executiva de Políticas de Saúde (SEPOS/SESA-CE); no período de março/2021 a julho/ 2021, como farmacêutico (assistente técnico) nos Empreendimentos Pague Menos SA; no período de julho/2015 a setembro/2018, e como consultor técnico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) na Área de Controle de Medicamentos e Insumos; entre jun/2021 a mar/2023, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (DCCI/SVS/MS). Atualmente é consultor técnico da OPAS/OMS na Coordenação Geral de Vigilância do HIV/Aids do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do MS (DATHI/SVSA/MS). Tem experiência na área de farmácia e em gestão em saúde, com ênfase em farmácia comunitária, gerenciamento de serviços de saúde, e assistência farmacêutica. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: HIV/AIDS, farmácia clínica, logística, assistência farmacêutica, prevenção de doenças transmissíveis, políticas públicas, gestão pública e gestão em saúde.
Gustavo Pereira Calado
Doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão e Pós-graduação em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo IBRAS e Fitoterapia pela UNISUAM. Foi bolsista de iniciação científica PIBIC-CNPq e bolsista PIBIC-FAPEMA, premiado no Seminário de Iniciação Científica (UFMA) na modalidade apresentação oral. Fez parte do Grupo de Pesquisa em Dor e Osteoartrite pelo Laboratório de Estudo Experimental da Dor (LEED – UFMA) e Laboratório de Imunofisiologia (LIF – UFMA) onde foi indicado ao prêmio FAPEMA em 2017. Atualmente faz parte do Laboratório de Estudos Farmacêuticos (LEFAR-UnB). Atuou como Farmacêutico responsável técnico em uma rede de farmácias de manipulação na área de manipulação de medicamentos, cuidados farmacêuticos, farmácia clínica e prescrição de medicamentos. Atualmente, além da atuação em pós graduação, é docente no curso de Farmácia e Biomedicina no Centro Universitário UNDB e no curso de Gestão Hospitalar na Faculdade Gianna Beretta.
Juliana Maria de Albuquerque Vaz
Farmacêutica formada pela Universidade de Brasília, com registro nos Conselhos Regionais de Farmácia do Distrito Federal e do Paraná, com Residência Multiprofissional em Saúde da Família em andamento pelo Programa da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, em parceira com FEAS e FPP. Apresenta experiência com revisão e elaboração de materiais técnicos de cuidado e apoio farmacêutico, com publicação em revista internacional de artigo científico e com participação em projetos financiados pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) e pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (FIOTEC). Possui interesse específico na área de Assistência Farmacêutica e Gestão de Processos em Saúde. Participa como colaboradora externa do Laboratório de Estudos Farmacêuticos da Universidade de Brasília. Tem proficiência e fluência em inglês certificada pela Universidade de Michigan.
Lais Bié Pinto Bandeira
Graduada em farmácia pela Universidade de Brasília – UnB (2017).Especialista em farmácia clínica e serviços farmacêuticos pelo Instituto Brasil de Pós Graduação, Capacitação e Assessoria – IBRAS (2020) e especialista em docência para ensino superior pela Universidade Paulista – UNIP (2022). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília – UnB (2023). Atua como consultora técnica no Ministério da Saúde.
Nara Amanda Laismann
Farmacêutica pela Universidade de Brasília (UnB) e colaboradora do Laboratório de Estudos Farmacêuticos da UnB. Atualmente mestranda em Assistência Farmacêutica pelo Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica – Polo UNB. Ao longo da graduação, atuou em estágios curriculares e extracurriculares em cinco áreas da Farmácia. Fez parte de projetos de extensão e iniciação científica relacionado ao Cuidado Farmacêutico em Problemas Autolimitados. Além dos diversos congressos, fóruns, jornadas e seminários participados, fez parte de liga acadêmica, centro acadêmico e monitoria durante a graduação. Também realizou trabalho voluntário na área da educação e durante a campanha de vacinação do coronavírus, no auge da pandemia.
Rafael Santos Santana
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFS e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (UnB). Cursou MBA em gestão hospitalar e aperfeiçoamento em Farmácia Clinica pela Universidad de Chile (UCl). Tem mais de 20 anos de experiência na área de farmácia (pública e privada). Tendo ingressado como auxiliar em farmácia comunitária, trabalhando como farmacêutico hospitalar e posteriormente gerente de assistência farmacêutica da rede hospitalar SUS-Sergipe. Trabalhou como consultor técnico junto ao Ministério da Saúde com ações de planejamento, implementação e qualificação das políticas nacionais de medicamentos e de assistência farmacêutica. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Farmácia da UnB e pós-doutorando do Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Hoje ministra as disciplinas de Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica e Estágio em Farmácia Comunitária. É orientador do Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, tem se dedicado a trabalhos relacionados a temas negligenciados ou escassos no campo cientifico farmacêutico como: (i) acesso a medicamentos para doenças da pobreza; (ii) Lacunas terapêuticas do SUS; (iii) cuidado e saúde baseada em evidências nas farmácias comunitárias; (iv) meditação e outras práticas integrativas como aliadas no uso racional de medicamentos.
Rodrigo Fonseca Lima
Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (2018), mestre em Ciências pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ/PE (2013) (área de concentração: Epidemiologia, Políticas e Gestão em Saúde/ Avaliação de serviços de saúde) e especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar. Atualmente, sou professor adjunto do Curso de Farmácia da Universidade de Brasília na área de Assistência Farmacêutica, subárea clínica/hospitalar, e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (mestrado profissionalizante) e do Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica em Rede (Polo UnB). Nesse contexto, desenvolvo pesquisas relacionadas a implantação/implementação/avaliação de serviços farmacêuticos clínico hospitalares, segurança do paciente e gerenciamento do uso de antimicrobianos.
Rosângela Maria Gomes
Farmacêutica. Mestre e Doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) pela Faculdade de Educação em Ciências da Saúde/Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Foi pesquisadora do Centro Colaborador do SUS – Avaliação de Tecnologias e Excelência em Saúde (CCATES/UFMG) no período 2011 a 2019. Foi professora no Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB) entre 2021 e 2023. Desde 2019, atua como consultora técnica em Avaliação de Tecnologias em Saúde, no Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS) do Ministério da Saúde.
A Terapêutica é a Empresa Júnior de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB). Fundada em 2016, é a primeira e maior Empresa Júnior de Farmácia do Centro Oeste.
Segunda à sexta de 08h00 as 18h00
2016-2024 Terapêutica Jr| Todos os direitos reservados